Palavras, palavrinhas e palavrões de uma pequena minoria dentro de uma elite ainda mais pequena... Se quiser partir alguma coisa envie por correio para: partemtudo@netcabo.pt

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Nomes de Doenças

Parkinson, Crohn e Down's fazem parte daquele ínfimo naipe de seres humanos que realmente marcam a diferença. Identificaram doenças e síndromas. Graças ao esforço e talento desta gente, a nossa vida torna-se um bocadinho menos penosa. Estamos a falar de seres humanos que cumprem em pleno a sua passagem na terra, e seus nomes, com toda a justiça, jamais serão esquecidos. Mas não é um bocadinho bizarro ter o nome, para todo sempre, associado a uma enfermidade? De cada vez que um idoso se esquece onde pôs a dentadura, Parkinson é invocado. Será que os descendentes de Crohn apreciam ver o seu apelido para todo o sempre associado a uma incontrolável urgência para defecar? Eu pelo menos, se descobrisse uma doença não pensaria logo: "Eia!! Deixa-me ir já registar!!". Não gostava de ver a tragédio dos últimos dias de vida agonizantes com um Araújo-Jorge galopante. "Olha...coitado...apanhou Araújo-Jorge...sempre lhe disse para não roer as unhas...". Não gostaria que a minha prol se visse a braços com o embaraço de uma campanha para angariar fundos para o combate ao Araújo-Jorge.

Isso leva-me à próxima questão: este blog anda pelas ruas da amargura. Serás que os meus amigos apanharam Ayres-Pereira? Ou será que sofrem de um estado avançado de Cabral-Menezes? Se calhar estão cheios de Feio-Mendonça nesses ossos, coitados.

Sem comentários: