Palavras, palavrinhas e palavrões de uma pequena minoria dentro de uma elite ainda mais pequena... Se quiser partir alguma coisa envie por correio para: partemtudo@netcabo.pt

quarta-feira, novembro 19, 2008

Barómetro Político

Como qualquer pessoa já notou, pode-se pré-avaliar um qualquer indivíduo em termos políticos por dois elementos. Essa pessoa nem sequer precisa de abrir a boca para se tirar a sua inclinação política. Basta saber como se intitula (o modo como gosta que o seu nome seja proferido publicamente) e a sua postura no mundo das gravatas.

Assim, tomei a liberdade de preparar dois gráficos que exemplificam na perfeição o que quero dizer:

Barómetro Político Nomes

Fig 1 - Gráfico de inclinação política pelo nome.

Na fig.1, pode-se atentar como os nomes variam da esquerda para a direita. Desde "Ana Drago", passando por "Jerónimo Sousa" ou "Alberto Costa", seguindo para "Luís Marques Mendes" e terminando no "Dr.Paulo Portas". Há excepções, mas esta é a regra.

Photobucket

Fig 2 - Gráfico de inclinação política pela gravata.

Na fig.2 vê-se também a inclinação política com base na gravata. Desde a não existência de gravata na extrema esquerda, a gravata vai sendo introduzida no PCP em tons de luto e com nós extremamente apertados, desenvolve-se no PS para gravatas em que castanhos e azuis já são autorizados e o nó já é visível a olho nu. Chegando à direita, o nó aumenta e já preenche o fim do colarinho na quase totalidade até se chegar às cores garridas e nós cheios que a bancada parlamentar do PP ostenta. Aqui, as excepções são bem mais raras.

Acho que é tudo o que é necessário fazer para se "tirar a pinta" a qualquer novo político que por aí ande. Escusam de agradecer.

Sem comentários: