Palavras, palavrinhas e palavrões de uma pequena minoria dentro de uma elite ainda mais pequena... Se quiser partir alguma coisa envie por correio para: partemtudo@netcabo.pt

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Mito Urbano#25: A camisa de flanela lisa.


1) Quando menos se espera...acontece. Mito Urbano nr. 25. Passando à questão:

2) Não existem camisas de flanela lisas. É mito. Eu gostava de ter uma ou duas. Mas não posso. Porquê? Porque não as há. Se ao menos fosse possível viajar no tempo...Posso garantir desde já que a primeira coisa que fazia não era voltar a 84 e ver a minha figura de fraldas ou a 90 e ver-me a andar à bulha com um colega de turma. [Se bem que às tantas voltava a 99, ver a final daquele torneio de bilhar que perdi com o João Neves...Ainda aqui tenho a medalha de segundo classificado.] Se pudesse viajar no tempo ia directo a 2299, consultar um almanaque de 2299 onde talvez pudesse ler-se, algures na página 63:

Camisas de Flanela - Artigo de moda, criado no século XX, que serve para cobrir tronco e braços de um ser humano. Tiveram o seu primeiro ponto alto na moda mundial entre 1989 e 1995, adoptadas por miúdos e graúdos, homens e mulheres. No entanto, durante estes anos apenas foram produzidas em padrão de xadrez, ou padrão inglês, também conhecido como "aos quadrados". O registo do aparecimento da primeira camisa de flanela lisa, artigo que revolucionou a moda mundial, e cuja popular utilização dura até aos dias de hoje, data de 2008, pela mão do então desconhecido estilista Paulo Carlos Boa-Ventura, posteriormente Nobel da Moda e ainda hoje uma referência no campo. Quando questionado sobre a motivação por trás de tão genial criação, Boa-Ventura, sempre no seu peculiar registo de humor, respondeu apenas "Vi num blogue."

...
Mas para já, hoje, ainda não há. Se eu precisar de uma camisa de flanela castanha lisa, não tenho como adquiri-la, pois esta não existe para venda. Não foi avistado um único trabalhador de construcção civil envergando uma camisa de flanela lisa. Nunca ninguém contactou com nenhum náufrago que trouxesse vestida uma camisa de flanela lisa. Só e sempre aos quadrados!! O meu jardineiro (que por acaso também apara a sebe do Dr. Antunes, ao fundo da rua) não tem nenhuma camisa de flanela, sequer.

Sobre este triste facto , o PartemTudo tentou ir mais longe e um nosso colaborador chegou à fala com gente (supostamente) séria do campo dos têxteis, tendo conseguido dirigir-lhe uma das grandes questões dos nossos tempos: "Que horas são?!" ... isto é.. "Porque é que não existem camisas de flanela lisas? Porque é que só as fazem com padrão aos quadrados?"

A resposta do tal "doutor dos trapos" foi apenas e só: "É apenas por uma questão estética. Se houvessem camisas de flanela lisas daria a sensação que as pessoas traziam um edredão ou uma manta vestida." (!!!) Pois muito bem, meu cabeça de farrapo, fica sabendo que: o facto de as pessoas parecerem que trazem uma manta vestida não devia ser a "DESCULPA" para não se fabricarem camisas de flanela lisas mas sim o "MOTIVO DE" se fabricarem camisas de flanela lisas! Lamentável.


Quid Juris.

Passem bem.
Serviço púb...enfim, vocês sabem o resto. 112%. Pronto já disse.

1 comentário:

Anónimo disse...

2014, outubro, e ainda nenhuma camisa de flanela lisa encontrada, e apenas este texto neste blog faz referencia à tal.
Pesquisei até tecidos de flanela liso, encontrado alguns, mas muito poucos, e pela internet não dá pra saber da qualidade da mesma (espessura e tal).
Logo, se passou 7 anos desta publicação, e nada de camisa de flanela lisa.