Palavras, palavrinhas e palavrões de uma pequena minoria dentro de uma elite ainda mais pequena... Se quiser partir alguma coisa envie por correio para: partemtudo@netcabo.pt

terça-feira, novembro 16, 2004

A degradação das raízes culturais do Portugal profundo

Quero chamar a atenção dos nossos talibans seguidores do Partem Tudo para uma problemática que vem assolando o interior do nosso país. Coisas como a falta de médicos nos Centros de Saúde ou a inexistência de infra-estruturas de base nessas localidades são pormenores de somenos importância relativamente à catástrofe que me é dada a observar.
O fluxo migratório do interior para o litoral, o chamado êxodo rural, não é exclusivo das pessoas mas também das coisas mais típicas da paisagem rural lusitana. Falo do desaparecimento da grande mitos como as motorizadas típicas de aldeia. Já não se consegue vislumbrar junto ao Café Central ou ao cruzeiro duma aldeia uma linda Famel Zundapp, uma SIS Sachs ou ainda um ex-libris da produção motorizada nacional, juntamente com a União Metalomecânica (para o estupefacto leitor a U.M.M.), a Casal Boss!
Essas autênticas pérolas do meio rural apareciam aos magotes junto aos locais de concentração popular rurais, todas elas com o respectivo e depauperado capacete de cores gastas e sem viseira apoiadas no guiador, e com uma corrente a bloquear a roda traseira para impedir qualquer furto. Lembro-me que era impossível em qualquer domingo andar na rua nessas localidades sem ouvir o barulho duma mota dessas a 5 km de distância com o aproximar ensurdecedor que transformava a paz do campo na mais vil das mentiras.
Hoje em dia, em qualquer paisagem rural é bem complicado ver mais do que uma Casal Boss à porta do Café local. Famel Zundapp e SIS Sachs também estão em vias de extinção. Combinações entre duas marcas (Casal e Famel por exemplo) já são consideradas uma impossibilidade, uma vez que em qualquer localidade existia sempre uma maioria de uma marca (geralmente devido à proximidade do único revendedor da zona) com uma ou outra excepção. A triologia Casal Boss, Famel Zundapp e SIS Sachs, também conhecida por Santíssima Trindade do Mundo do Motociclo, é de uma raridade enorme. Há quem chame às três juntas a 8ª Maravilha do Mundo. Poucas são as pessoas abençoadas com a possibilidade de as ver nos dias que correm em simultâneo….
É preciso defender as nossas raízes culturais mais profundas, como é o caso da triologia a que fiz referência neste texto. É desta desertificação que eu falo e que vai apunhalando o nosso país lentamente….

Sem comentários: